quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sonhos e Malassadas com mel de cana



Nas vésperas da altura em que tradicionalmente se comem sonhos e malassadas regadas com mel, aqui ficam duas das muitas receitas existentes! Bom apetite :)

SONHOS COM MEL DE CANA

Ingredientes:

1 chávena de água

1 chávena de farinha

2 ovos

Raspa de 1 limão

2 colheres de fermento

1 pitada de sal

Modo de preparar:

A água ferve com a raspa do limão e a pitada de sal.

Logo que ferver apagar o fogão, juntar a farinha e bater fortemente.

Juntar os ovos inteiros. Cozer no óleo quente às colheradas.

Dispor numa travessa e regar com mel de cana.

MALASSADAS COM MEL DE CANA

Ingredientes:

2 chávenas de farinha

1 chávena de leite morno

3 ovos

2 colheres de chá de pó royal

Raspa de 1 limão

Sal q.b.

Modo de preparar:

Juntar a farinha, o fermento com o leite e as gemas.

Juntar as claras em castelo.

Fazer pequenos bolos e fritar em óleo a ferver.

Serve-se com açúcar refinado e canela, ou ainda mel de cana.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Miradouro da Rocha do Navio - Santana

O Miradouro da Rocha do Navio está localizada no norte da Ilha da Madeira, no Concelho de Santana. O nome Rocha do Navio provém do naufrágio de uma escuna de nacionalidade holandesa que ocorreu no século XIX, em consequência de ventos fortes. Em 1997 criada a Reserva Natural para evitar a degradação progressiva dos recursos pesqueiros provocada pelo uso de redes de emalhar e de explosivos. Junto ao mar existe uma fajã e o principal acesso faz-se através do por uma vereda escarpada na rocha ou por teleférico. Na Fajã existe uma Estação de Observação e vigilância do serviço do Parque Natural da Madeira, assim como, um espaço de exposições destinado à educação ambiental. Esta Reserva está integrada na Rede Natura 2000.

The Rocha do Navio viewpoint is located in the north of Madeira Island, Municipality of Santana. The name comes from the wreck of a schooner of Dutch nationality that occurred in the nineteenth century, because of strong winds. In 1997 established the Natural Reserve to prevent the gradual deterioration of fish stocks caused by the use of gill nets and explosives. By the sea there is a fajã the main entrance is made through a steep path in the rock or by cable car. In Faja there is an Observation Station where there is a monitoring service and Parque Natural da Madeira as well as an exhibition space for environmental education. This reserve is part of the Rede Natura 2000.

Die Rocha do Navio Sicht im Norden der Insel Madeira, Landkreis Santana. Der Name kommt aus dem Wrack eines Schoners niederländischer Nationalität, die im neunzehnten Jahrhundert eingetreten ist, aufgrund der starken Winde. Im Jahr 1997 wurde das Naturschutzgebiet auf die allmähliche Verschlechterung der Fischbestände durch den Einsatz von Stellnetzen und Sprengstoffen zu verhindern. In Faja gibt es einen Monitoring-Service und Parque Natural da Madeira sowie ein Ausstellungsraum für Umwelterziehung. Diese Reserve ist Teil der Rede Natura 2000.










terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Receita de Milho Cozido

Quem não se lembra de comer milho regado com leite ou com manteiga e açúcar....melhor que isso ainda era comê-lo frito aos cubos molhado na gema do ovo...hummmm!! Bom apetite e mais não digo ;)
 
Ingredientes:
1 kg de farinha milho branco ou amarelo
água q.b.
1/2 dúzia de folhas de couve portuguesa/galega ("couve de todos os dias", como era chamada por cá)
2 dentes de alho grandes
1 raminho de segurelha
2 colheres (sopa) de óleo (usámos óleo de soja)
1 colher (sobremesa) rasa de manteiga (usámos margarina Becel)
1 colher (sobremesa) de sal
500 gr de favas (opcional)
 
Preparação:
Leva-se ao lume cerca de 2 litros de água e o óleo numa panela grande.
Entretanto, picar a couve em caldo-verde e picar o alho grosseiramente.

Antes de água ferver, enquanto ainda não está demasiado quente, junta-se a couve, o alho e as folhinhas de segurelha (sem a haste), e ir adicionando a farinha de milho aos poucos enquanto se mexe continuamente com uma colher de pau grande.
 
Ir adicionando mais água quente conforme necessário até obter a consistência certa, mexendo sempre bem de modo a desfazer todos os grumos.

Adicionar o sal e a manteiga (e as favas, se for o caso), deixar levantar fervura, baixar o lume e deixar cozer durante cerca de 1 hora, mexendo bem de vez em quando.Quando o milho estiver cozido, volta-se a mexer muito bem uma última vez, deita-se em pratos rasos e serve-se a acompanhar cavalas com molho vilão ou bifes de atum; ou até mesmo com uma açorda, depois de frio e cortado em cubos.
 
O milho que não se deitar nos pratos, é deitado de imediato (para que não endureça na panela) em travessas e colocado no frigorífico depois de frio, sendo posteriormente cortado em cubos para comer assim frio ou para fritar.
 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pratos Típicos Madeirenses



Poderá fazer uma vasta expedição culinária durante a sua estadia nesta ilha, pois as diversas especialidades típicas contribuirão para experimentar algo de novo todos os dias.
Podemos destacar como aperitivos, Caramujos Burriés , o Gaiado (salgado ou seco) e as Lapas.
Um dos pitéus mais originais e apreciados são as Espetadas. Muitos restaurantes dispõem de mesas com estruturas em ferro, aplicadas ao centro, onde se penduram os espetos (de pau de louro), depois de bem temperados e grelhados os bocados de carne.
Dos pratos de carne ficará deliciado com a Carne Vinho e Alho (condimentada sobretudo com alho e vinho) ou até mesmo com o Cozido Madeirense.
Destacam-se dos pratos de peixe, o Atum Cozido ou o Bife de Atum, o Filete de Espada (peixe espada da Madeira tão afamado pela suculência da sua carne), Cavala com Molho Vilão (grelhada e regada com o dito molho).
Para acompanhamento destes saborosos pratos, sugere-se o Milho Cozido ou Milho Frito, Pão Caseiro com Batata Doce e Bolo do Caco.
O Bolo do Caco é um pão típico de farinha de trigo, assim chamado por ser cozido sobre um caco de telha, que se coloca sobre as brasas. É um bolo redondo e achatado, típico dos arraiais e é feito na presença do cliente.
A doçaria madeirense também tem uma vasta lista de escolha, que vai desde o famoso Bolo de Mel (confeccionado à base de melaço de cana de açúcar, é uma especialidade típica do Natal e é cortado à mão)
Broas de Mel, Queijadas, Sonhos e Rebuçados de Funcho.
A Madeira é também rica em frutos tropicais, tais como a Banana, Anona, Maracujá, Papaias, Pêra Abacate, entre outras frutas.
A Pêra Abacate, tanto pode ser utilizada para a confecção de cremes (sopas), saladas e cocktails, como para sobremesa adicionada de açúcar e vinho da Madeira.