domingo, 9 de janeiro de 2011

Guia de Viagem - Santana


Santana, agora cidade e sede de concelho, deverá ser das zonas turísticas mais emblemáticas da ilha da Madeira a nível turístico. Tudo porque as casas onde as suas gentes viviam, em maior número, noutros tempos, acabaram por resultar num cartaz por excelência do destino. São casas em triângulo e cobertas de palha.  
Além disso, quem não guarda a imagem interessante das maçarocas dependuradas em carvalhos, junto às casas, a secarem com o sol. São maçarocas que, depois, são utilizadas na alimentação familiar, nos restaurantes ou como semente nas novas plantações.  
Mas Santana deve o seu nome a uma capela em sua honra, que tinha o nome de Santa Ana.
A povoação acontece por volta do ano 1550 com minhotos de Braga, do norte de Portugal continental. Por isso há a alcunha dos habitantes locais serem os “Bragados”.
No início da colonização, as terras foram repartidas entre nobres e alguns burgueses, com a posse de sesmaria. Havia a obrigatoriedade de desbravar e construir habitações para as pessoas e para o gado.
A freguesia de Santana acaba por ser criada por alvará régio de 4 de Junho de 1552 para uma capitania curato. 
Nesta data desmembrou-se da Capitania de São Jorge e instalou a sua sede na Capela de Santa Ana.
Em 1835 ascendeu à categoria de vila e sede do concelho.
No dia 1 de Janeiro de 2001 Santana foi elevada à categoria de Cidade. 
Além do que fizemos referência no início deste texto, devemos complementar que Santana também é conhecida ainda hoje pelo bom clima e pelas suas paisagens rurais, onde a tradição está bem presente no quotidiano da cidade.
De terreno fértil mas de difícil acesso, a freguesia reúne as condições óptimas para a produção do trigo, milho, centeio e vinho. 
O artesanato apresenta-se também com uma forte componente, onde se dá particular atenção ao linho, à lã, à pedra e à madeira.
No domínio das actividades económicas, temos a agricultura, que tem sido a base de subsistência da população, o comércio, a prestação de serviços e a hotelaria e restauração, com uma oferta diversificada e de qualidade. 
A nível turístico, Santana tem muito para ver e fazer. A começar pelos passeios pelas levadas e veredas como a que nos leva das Queimadas a locais tão ímpares como o Caldeirão Verde ou o Caldeirão do Inferno. Podemos ir igualmente ao homem em pé e, dali, subir até a elevação mais alta da Madeira: o Pico Ruivo. 
Depois, junto ao mar, há a espaçosa fajã, Rocha do Navio, onde existe a vinha e outros frutos tropicais como por exemplo, a bananeira. Um teleférico permite hoje em dia o acesso fácil àquele bonito local. 
Não será demais recordar que Santana tem um valor histórico na oferta turística na ilha. Por isso mesmo, sempre foi a freguesia mais visitada por estrangeiros. 
A primeira unidade hoteleira que ali se ergue foi o Hotel Acciaioli, em 1850. Existia igualmente o Hotel Figueira, com dimensões mais reduzidas. Dentro das pensões, refira-se a Pensão da viúva de Paulino Pinto Correia, a hospedaria de Carlos Moniz Ferreira, a Pensão de Joaquim de Freitas e a de João Marques de Freitas. Isto em 1938.
Mas esses tempos ficam para a história. Hoje tem uma oferta hoteleira de grande qualidade, onde proliferam unidades como a Quinta do Furão e muitas casas de turismo no espaço rural.
Presentemente, crê-se que o número de habitantes seja de cerca de 4.500 habitantes.
A nível do clima, podemos dizer que é um pouco mais rigoroso que noutras partes da ilha, tanto no Verão como de Inverno.
   
Informações Úteis:

Feriado Municipal: 25 de Maio
Superfície: 93,10 Km2
Zonas Balneares: Praia da freguesia de São Jorge, Praia do Faial
 
Como chegar:

A partir do Funchal entre na Via rápida em direcção ao Aeroporto e Machico. Seguindo as placas, deve continuar em direcção ao Porto da Cruz pela antiga Estrada Regional 101. Dirija-se agora para Santana. 
Também pode fazer esta ligação via Poiso, depois de passar pelo Monte. Passado o Poiso, é descer para o Ribeiro Frio. Mais adiante passa pelo Faial e sobe para Santana.

Parque Temático da Madeira
Estrada Regional 101 - Fonte da Pedra 9230-098 Santana - Madeira
Tel:+351 291570410
Fax:+351 291570419
E-mail:info@parquetematicodamadeira.pt
Site:www.parquetematicodamadeira.pt


Fonte:  http://www.madeirarural.com/pt/freguesia-santana/




Sem comentários:

Enviar um comentário