domingo, 9 de janeiro de 2011

Gastronomia de Santana - Pratos Típicos

Famosa e tradicional espetada em pau de louro

O Concelho de Santana, é um dos Concelhos que melhor traduz a confecção de pratos típicos do Arquipélago da Madeira.
Alguns factores contribuem para essa realidade, nomeadamente os saberes e tradições que passam de geração em geração; o esmero e carinho das gentes de Santana na forma como trabalham os alimentos, a boa e grande produtividade agrícola durante todo o ano, proporcionando sempre alimentos frescos, muitos destes cultivados através de métodos biológicos.
Os espaços de restauração onde as iguarias podem ser degustadas variam muito, encontrando-se distribuídos um pouco por todo o Concelho. Assim sendo, sugere-se:

Entradas: Queijo Fresco (tipo Requeijão); Queijo de Ovelha Curado (ambos produzidos em Santana); Pão de Santana fatiado; Pão de Milho fatiado; Bolo do Caco com Manteiga de Alho e Ervas Aromáticas; Lapas Grelhadas com Limão e Manteiga.


Sopas e Caldos: Sopa de Trigo; Sopa de Moganga, Sopa de Couve e carne de Porco Salgada, Sopa de Agrião, Sopa de Feijão Verde e Maçaroca, Sopa de Abóbora, Caldo da Romaria; Canja de Galinha.

Peixes: Truta Grelhada à Ribeiro Frio; Atum de S. João (Escabeche), Bife de Atum; Bodião Frito; Polvo de Escabeche; Caldeirada de Peixe Fino.

Carnes: Bife do Lombo, Carne de Porco com Vinho e Alhos; Frango do Campo no Tacho; Ensopado de Carneiro; Espetada Regional em Pau de Louro; Cozido à Portuguesa.

Acompanhamentos: Milho Frito; Batata Doce Avelada; Maçaroca Cozida; Legumes da Época Cozidos; Batatas Assadas no Forno.

Doçaria/Bolos: Bolos de Noiva; Bolo Preto; Bolo de Mel Rico; Bolo Rajado de São Jorge; Doce de Uveira da Serra; Pudim de Maracujá; Pudim de Abóbora; Fruta da Época.

Sugestão: Como forma de realçar os pratos referidos anteriormente, recomenda-se que sejam acompanhados com os vinhos de mesa, tinto e branco produzidos na Região e classificados como V.Q.P.R.D.
Para ombrear com a doçaria, nada melhor do que os Vinhos Madeira: Boal; Malvasia e Verdelho, de preferencia Reservas, Reservas Velhas e Colheitas Datadas. Para os paladares mais sensíveis, os Licores Regionais (Licor de Tangerina, Licor de Maracujá) são uma excelente opção.  Para digestivo, recomendamos uma aguardente de cana da Madeira.

Nota: Existem muitos outros pratos regionais e não regionais que são confeccionados nos inúmeros restaurantes do Concelho de Santana.
Venha visitar-nos e descubra!

Fonte: http://www.cm-santana.com

Sem comentários:

Enviar um comentário