segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sitios a visitar em Santana


SANTANA
A cidade de Santana constitui uma localidade encantadora onde, ainda hoje, é possível encontrar as casas primitivas de forma triangular e tecto coberto de colmo, sendo por isso um ponto obrigatório de visita turística.
De terreno fértil, este concelho reúne óptimas condições para a produção de trigo, milho, centeio e vinho. Para os amantes da natureza é na zona alta deste concelho, mais concretamente no Parque Florestal das Queimadas que se fazem os mais bonitos passeios a pé, em veredas ladeadas pelas famosas levadas, com vistas magníficas e em plena floresta Laurissilva. Assinalam-se os passeios que o levarão até à Achada do Garamacho, ao Caldeirão Verde, à Boca das Voltas, ao Pico das Pedras, à Reserva Natural da Rocha do Navio e a uma interessante formação rochosa de doze metros de altura, que é conhecida pelo nome de Homem em Pé.

HOTEL QUINTA DO FURÃO - ****
Localizado no limiar entre o mar e a terra, o Hotel Quinta do Furão proporciona-lhe uma paisagem ampla entre o Oceano Atlântico e a Cordilheira Central do Arquipélago.
Inserido numa região micro-climática, o Hotel beneficia de um clima ameno, permitindo-lhe assim usufruir de todas as facilidades à sua disposição.
Achada do Gramacho
9230-082 SANTANA
Tel.: 291570100
Fax: 29157213
e-mail: quintadofurao@mail.telepac.pt
www.quintadofurao.com

CASA DE PALHA – SÃO JORGE
Dos locais de interesse a visitar, destaca-se a Igreja. Sendo o ex-libris da freguesia de São Jorge é um dos mais belos templos da Madeira com o seu estilo Barroco.
Junto a este “templo”, fundado em 1761, encontra-se a “Casa De Palha” - casa típica de São Jorge em madeira e colmo. È aqui, em ambiente calmo, rural e acolhedor, que pode provar dos pratos característicos da gastronomia familiar desta terra.
Para marcação: Telf.: 291 576 382

COMPLEXO BALNEAR DA RIBEIRA DO FAIAL
Situado na foz da Ribeira do Faial, o reformulado complexo balnear é visto como um projecto integrado, de interesse turístico. Da intervenção que foi feita, destaca-se o alongamento do quebra-mar, de forma a aumentar e proteger a pequena baía artificial, essencialmente no Inverno, a construção de um solário e estruturas de apoio, uma zona de animação desportiva com dois campos de jogos, uma piscina para crianças e um restaurante/bar com esplanada.

COMPLEXO BALNEAR DE SÃO JORGE
Esta intervenção na Foz da Ribeira de São Jorge, primou por dois objectivos essenciais. Por um lado, valorizar o património natural desta localidade com inigualáveis potencialidades e, por outro, torná-la num ponto de interesse para o investimento privado. O projecto salvaguardou as características naturais da Lagoa, tendo sido criado uma área de solário, duas piscinas artificiais, balneários e um restaurante/snack-bar.

QUEIMADAS – CALDEIRÃO VERDE
Este percurso de cerca de 12 km, leva 5 a 6 horas a ser concluído. Parta do Funchal em direcção à cidade de Santana e de lá siga de carro até à casa das Queimadas para dar início à caminhada em direcção ao Caldeirão Verde. Este percurso de 6 km tem a duração de uma hora e meia.

PICO AREEIRO – PICO RUIVO
Parta do Funchal em direcção Pico do Areeiro para efectuar este percurso, de 6 km, em 3 horas. A vereda tem início junto à Pousada do Pico do Areeiro. Quinze minutos após começar a caminhar surge o impressionante miradouro do Ninho da Manta. Daquela plataforma onde essa nobre ave de rapina teria um dia nidificado, pode-se ver a Fajã da Nogueira, a rede de ribeiros que alimentam a Ribeira da Metade e mais além as Achadas do Pau Bastião e do Cedro Gordo em terras de São Roque do Faial. Mais adiante, é emocionante a passagem sobre um dique basáltico que separa as cabeceiras das ribeiras da Fajã da Nogueira e do Cidrão. Depois aparece o pico do Gato com os seus 1780 metros de altitude e escarpas a desafiar os alpinistas. Um túnel, com cerca de 100 metros de comprimento e 2 metros de altura, permite um atravessamento rápido da montanha. Antes da entrada no mesmo avista-se um dos ribeiros que convergem no Curral. Mais para oeste, por detrás do Pico Grande, o sol derrama-se no planalto do Paul da Serra. À saída do túnel deparamo-nos com a cabeceira da ribeira da Fajã da Nogueira e mais a jusante pode-se apreciar as achadas e os lombos de São Roque do Faial. O segundo túnel, com cerca de 200 metros, é o mais extenso dos cinco túneis deste percurso e percorre as entranhas do pico das Torres. Os restantes três são pequenos e também atravessam aquele grandioso monumento de rochas cinzento avermelhadas. Ao penetrar no pico das Torres despedimo-nos de mais um afluente da ribeira do Curral e, à saída lá está, a impressionar o visitante, a Ribeira Seca do Faial. Um observador menos atento é facilmente confundido e não se apercebe quando está voltado para sul ou para norte. Continuando no nosso passeio para o Pico Ruivo, que está a cerca de meia hora do último túnel das Torres, vamos encontrar uma encantadora mata de escultóricas urzes molares. Na ponta final, antes de chegar à casa de abrigo, a vereda é sempre a subir. Esta é a parte mais dura do passeio. Agora volte a andar mais um pouco até a casa de abrigo, pouse a mochila e vá até o topo do mais alto pico da Madeira. Depois de percorrer uma zona de urzes resistentes a centenas de Invernos, se não houver nevoeiro, delicie-se a ver as terras do Curral das Freiras, o majestoso vale da Ribeira Grande de São Jorge ou as Achadas de Santana. Perto da casa de abrigo do Pico Ruivo encontra-se a vereda para a Achada do Teixeira. O percurso com cerca de 3km, tem um piso bom e regular e não chega a 1 hora de caminho. Independentemente da época do ano, este passeio deve ser feito com calçado próprio para piso escorregadio. Deve levar sempre um impermeável e lanterna para utilizar nos dois primeiros túneis. Nos troços com abismos a vereda normalmente está protegida mas, por vezes, a varanda poderá encontrar-se destruída e não ter sido imediatamente reconstruída. Grau de Dificuldade: Peritos.

ROSEIRAL DA QUINTA DO ARCO
Nos jardins da Quinta do Arco, localizada no Arco de São Jorge, na costa norte da ilha, poderá conhecer uma das maiores colecções de roseiras de Portugal, da qual fazem parte algumas espécies de roseiras raras e outras em via de extinção. A colecção é constituída por mais de mil diferentes espécies desta flor. Poderá observar roseiras antigas e contemporâneas, trepadeiras e não trepadeiras. As mais importantes e raras encontram-se identificadas pelos nomes e respectivas classes.
Aberto ao público diariamente das 11h00 às 18h00.
Roseiral da Quinta do Arco ?Sítio da Lagoa
9230-018 Arco de São Jorge
Tel.: 291 570270
Fax: 291 570276

MIRADOURO DAS CABANAS
Este miradouro situa-se entre São Jorge e o Arco de São Jorge. Aqui, além de apreciar uma espectacular vista sobre o Arco de São Jorge, em dias pouco nublados, poderá vislumbrar a ilha vizinha do Porto Santo.

MIRADOURO DO FORTIM DO FAIAL
É na estrada que liga o Faial a Santana, num desvio à direita, após ter-se cruzado com a Igreja do Faial, que encontrará este miradouro. O miradouro permite uma soberba panorâmica sobre o Faial, a Serra da Penha d'Águia e a parte norte da Ponta de São Lourenço.


HOTEL O COLMO - ****
Este Hotel está situado no Centro de Santana com as suas tão características casas típicas de Santana. Num local sossegado, que oferece uma magnífica vista desde a montanha até o mar. É ao mesmo tempo central e tranquilo. Em redor pode encontrar o que necessita para ter umas férias agradáveis, desde a estação dos correios, centro de saúde, lojas e supermercados, posto de turismo, e no entanto está perfeitamente integrado no meio rural.
CONTACTOS:

Sítio do Serrado
9230-116 SANTANA
Tel.: 291570290
Fax: 291574312
e-mail: info@hotelocolmo.com
www.hotelocolmo.com

RIBEIRO FRIO
A água fria, pura e oxigenada deste Ribeiro, permite que sejam criadas trutas que são quase exclusivamente usadas para o repovoamento das ribeiras da Madeira, sendo também fornecidas para o desenvolvimento de viveiros de trutas ou para fins culinários. Esta localidade encontra-se situada num vale paradisíaco de onde brotam uma infinidade de raras plantas e flores. Aqui encontrará o Parque Florestal do Ribeiro Frio e poderá iniciar alguns passeios a pé, sendo o mais conhecido o percurso que o levará até aos Balcões.

 

1 comentário:

  1. por favor, gostaria de saber sobre o sítio do parlatorio e sitio das covas, pois minha mãe e minha tia são destas regiões.
    Se você puder me falar destas regiões fico muito agradecida.
    Deise
    e-mail: dslong64@uol.com.br

    ResponderEliminar