quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Receita da Poncha - Bebida típica da Madeira

Como já cheira a fim de semana, decidimos partilhar convosco a receita da Poncha!


É uma bebida de propriedades múltiplas: isola do frio, levanta a moral, cura constipações e gripes e até mesmo ressacas.


Ingredientes:
1dl de Aguardente de cana-de-açúcar.
3 a 5 Colheres de Sopa de Açúcar.
1 Limão.
 
Modo de Preparar:
Num copo ou jarro alto, corte cascas de limão e limão aos quartos.
Bate-se bem com o "caralhinho" (pau de poncha típico da Madeira), mas não demasiado para a casa de limão não amargar.
Junte sumo de limão e mexa com o pau de poncha.
Junte a aguardente e volte a mexer.
Sirva em copos pequenos.


Junte os seus amigos e faça um brinde à boa vida!


Acompanhe com tremoços e/ou amendoim.


Ps:Tem outras receitas de poncha ? Partilhe connosco! 

16 comentários:

  1. Muito bem,é a primeira vez que leio uma receita de poncha madeirense sem mel de abelhas! Mas já agora as 3 a 5 colheres de sopa de açucar são para?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poncha à pescador como o próprio nome indica era feita pelos pescadores nas noites frias e Sérvia para aquecer. Como estes a bordo só tinham açúcar e não mel era este que era usado para adocicar a bebida.

      Eliminar
  2. Boas tardes.
    Tanto quanto sei, existe mais do que uma receita para a poncha e eu própria só bebo caso não tenha mel.
    Tem sempre essa opção onde quer que a façam, por isso não cabe a mim pôr em causa as receitas existentes.
    A "poncha à pescador" só leva limão, açúcar, aguardente e muito pouco mel ou nenhum, por isso aqui fica a explicação.
    Desafio-o a provar ;)

    ResponderEliminar
  3. Xana Abreu, eu penso que a bebida tipica madeirense leva mel. Que possa ser como diz o HFevolution uma receita inovadora, tudo bem. Essa que fala de "poncha à pescador" será uma inovação daquilo que é a poncha madeirense, mas como pode ver não a chamam de bebida tipica madeirense, talvez porque a fizeram ligeiramente diferente da tipica. De qualquer forma nem todos gostamos da mesma coisa e por vezes achamos melhor as receitas derivadas dos tradicionais ou dos tipicos. Nem está em causa o gosto de cada um nem o facto de existirem várias receitas para o uso dos mesmos ingredientes.
    Eu gosto da poncha de maracujá, a do Number One, mas quando falo da poncha tradicional, tenh forçosamente de falar da que leva aguardente, limão e mel, goste ou não.
    Quanto a provar sem mel, vou seguir o seu conselho e da proxima que faça em casa farei sem mel. Depois venho aqui dizer o que achei. Bom ano, Xana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdadeira e antiga poncha madeirense é feita com aguardente, açúcar e limão. O mel é que é a variante moderna. Afinal éramos e ainda somos um povo humilde e com poucos recursos.

      Eliminar
    2. Sem contar que eramos uma ilha que produzia bastante cana-de-acucar, e creio que no antigamente só produziamos o açucar em bruto :P

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. A pescador não leva mel
      É simplesmente deliciosa

      Eliminar
  4. Olá Anónimo boas tardes e obrigada pelo feed-back.
    Receitas realmente há muitas e para todos os gostos...
    Interessa é cada um seguir aquela que seja da sua preferência mas reconheço que a típica madeirense leva realmente mel.
    Bom ano para si também e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.Sem pôr em causa uma nova versão da poncha madeirense,nunca bebi que não fosse com mel.Locais que acho bons para se beber poncha,não é o nº1 que não conheço.Conheço o nº 2 que apenas tem interesse pela localização,pois qualidade não tem nada.Bom mesmo é:serra d,água,castrinhos,xl,venda do andré,poiso,camacha,farol verde.Estes locais,eu conheço.Bons convívios.Não sou madeirense,sou do continente,mas vivo na Madeira e sei bem do que falo.AH,também bom em Câmara de Lobos o Sete Mares.

    ResponderEliminar
  6. Parto-me a rir com tanta gente a falar sem saber para aqui.. passo a explicar.. a poncha mesmo poncha.. antiga cá da madeira é a poncha a pescador, e nao leva mel.. é a mais forte , e que aperta mais.. existe a "poncha a pescador", ñ leva laranja.. e a "poncha tradicional" a que leva laranja e mel, eu trabalhei na poncha 4 anos em camara de lobos;) by Rui Faria

    ResponderEliminar
  7. A poncha tem origem em câmara de lobos,era a bebida energetica dos pescadores bebiam antes de ir para o mar, servia para "aquecer" e curar as constipações! Era feita com sumo de limão, açúcar e aguardente de cana. Anos depois, começou a ser comercializada e a ser feita com mel, foi uma variante da original, assim como a de maracujá e de laranja... Tenho dito!

    ResponderEliminar
  8. Para conhecerem o sabor que os ancestrais sentiam, façam a poncha com:2 Limões (Sumo) 250 ml Aguardente Branca de Cana-de-Açúcar 3 colheres de sopa de Mel-de-Cana.
    Esta sim, é a receita centenária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel pode mandar me a receita completa ... Ruih921@gmail.com

      Eliminar